segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Mister Paraíba 2013

O universo dos concursos de beleza é algo que já há algum tempo venho me dedicando. Acredito que esse seja um espaço bem interessante pra pensarmos como determinadas construções de gênero são elaboradas e encenadas através de ideias como "beleza", "naturalidade" e "aceitação". Na última sexta-feira, 11 de outubro, pude participar pela primeira vez de um concurso de mister, coisa que até então não tinha acontecido, tendo em vista minhas observações e participações desde que comecei este trabalho se dedicaram a pensar majoritariamente os bastidores de "feminilidade gay", seja através dos concursos de Miss Gay, seja pelo Top Drag, concursos que apesar de bem diferentes reúnem um público bem parecido e estabelecem uma circulação entre atores e personagens. 

O concurso que acompanhei este ano foi o Mister Paraíba, uma promoção vinculada à organização dos concursos macro de Mister Brasil e Mister Universo, constituindo assim fases preliminares aos que desejam participar desses outros concursos. Assim como nos demais concursos, as eliminatórias municipais nem sempre acontecem, e os candidatos podem se apresentar elegendo para si uma cidade qualquer do estado, que não necessariamente é a cidade onde nasceram ou onde vivem. No caso deste concurso, pelo que pude perceber, boa parte dos candidatos nasceram e/ou vivem nas cidades, razão pela qual aconteceram a coocorrência de várias cidades, a exemplo de Campina Grande, que teve três representantes, e João Pessoa, com dois. 

Aqueles candidatos mais organizados ou melhor estruturados comparecem acompanhados de preparadores, que além de auxiliar nas trocas de roupa, também atuam como maquiadores, conselheiros e motivadores. Todavia, esse é um serviço de que poucos dispõem. Dos nove candidatos que comparecem ao evento, apenas três tinham acompanhamento, e nesse caso, um destes era feito pela mãe do candidato, que além de motivar ajudou-o na maquiagem e preparação do cabelo.

De acordo com os organizadores, o evento contaria com a participação de doze candidatos, mas apenas nove comparecem: Dorenilson Farias (mister Bayeux), Randolfo Raiff (mister Boqueirão), Antony Brito (mister Campina Grande 1), Luan Elzo (mister Campina Grande 2), Junior Correia (mister João Pessoa 1), Agany Will (mister João Pessoa 3), David Myke (mister Mari), Cyro Gomes (mister Serra Branca) e Anderson Dantas (mister Sousa). 

O concurso está dividido em três provas que são realizadas sucessivamente. A primeira entrada é feita com os competidores vestido um traje esportivo. Aparecem vestindo as camisas de seus times de futebol preferidos, calça jeans e tênis. É nesse momento também em que são apresentados ao público e aos jurados. A segunda entrada é a de trajes de banho e nela os competidores entram apenas de sunga e com as faixas dos municípios que representam. Por fim, o terceiro desfile é o social e nele os candidatos aparecem com traje esporte fino, em geral terno, camisa e calça sociais, alguns usam gravata. Os intervalos e os momentos que antecedem os desfiles é marcado pela preparação dos candidatos e também pelas visitas de familiares, da comissão organizadora para dar eventuais instruções e de jurados que vêm motivar e dar conselhos aos envolvidos. 

Os jurados geralmente são escolhidos por estarem presentes ou atuarem no mundo da moda, dos destiles e dos concursos de beleza. São assim, antigos ganhadores de concursos anteriores ou pessoas que têm alguma relação de proximidade com o universo da beleza fashion, a exemplo de cabeleiro famosos, produtores de moda, entre outros. 

Apesar de ser um espaço que se apresenta ou se pretende anunciar como "heterossexual", a presença de travestis, transexuais e drag queens é uma marcante, e propicia perceber uma circulação entre os agentes deste universo nos diversos eventos que compõem uma espécie de "circuito dos concursos de beleza". Esse mesmo circuito conecta não apenas pessoas e agentes, mas também os liga através de cidades, estados e países, criando dispositivos de sociabilidade que se estabelecem através de relações de trabalho ou lazer. 

As conversas que ocuparam os bastidores do concurso, através de temas diversas, buscam afirmar uma performance de masculinidade que se pretende hegemônica: os times e campeonatos de futebol, mulheres bonitas, o universo do trabalho (mesmo que seja na  moda, e as tentativas de assédio), tentativas frustradas de encontros, traições e outras variações de experiências sexuais. A beleza que se constrói nesse espaço também se relaciona com uma estética hegemônica: corpos definidos ou próximos de um ideal atlético, jovens e brancos ou discursivamente bem próximos disso.

A música também é um ator importante, fazendo com que os participantes candidatos possam compartilhar gostos, trocar informações e contatos, sobre música, oportunidades de emprego, entre outros. Durante a  observação um movimento de grande comoção envolveu uma música. Enquanto se preparavam e já cansados pelas horas consecutivas de preparação (quase todos sem comer há várias horas), todos os rapazes começaram a cantar juntos uma música do cantor sertanejo Luan Santana; uma espécie de balada romântica que afirmavam suas pretensões de encontrar um amor romântico, com quem pudessem manter algum tipo de relação inquebrantável. 

Como dito anteriormente, as apresentações artísticas que constituem os intervalos da show são protagonizadas pelas performances de travestis e transexuais. Durante o concurso, apresentaram-se três transexuais: Yasmin Limah (miss transex Paraíba 2013), Isabella Campbell (Top Drag Paraíba 2013) e Aysha Scaranz (miss Paraíba 2013). As performances apresentadas variam do bate-cabelo tradicional à dublagens de cantoras consideradas divas do pop internacional, combinando assim diferentes estéticas e estilos. 

As fotos abaixo apresentam os candidatos e alguns fragmentos dos bastidores dos momentos que pude presenciar.





Candidatos

Junior Correia

Cyro Gomes

Myke David

Dorenilson Farias

Antony Brito

Agany Will

Luan Elzo

Anderson Dantas

Randolfo Raiff


Apresentações Artísticas
Aysha Scaranz

Yasmin Limah

Isabella Campbell

A escolha do vencedor é realizada através de um sistema de escolha. Na primeira fase, onde acontecem os três desfiles os jurados escolhem cada um os seus cinco preferidos. Dessa lista de preferidos é apontado o três com melhores pontuação e aí sim é eleito o Mister. Além dessa escolha acontece também no período anterior ao desfile a eleição do preferido do público através de uma votação online onde o público pode escolher seu preferido. Ao candidato que tiver sua foto mais curtida no Facebook é conferido o título de "Mister Paraíba Net". Ao final das apresentações, o resultado ficou assim definido:

Mister Paraíba Net (Mister Campina Grande)
3° Lugar: Cyro Gomes (mister Serra Branca)
2 Lugar: Anderson Dantas (mister Sousa)
1° Lugar: Agany Will (mister João Pessoa)


O concurso por si só não acaba ao término da eleição. Durante os dias seguintes continua reverberando através da repercussão nas redes sociais onde fotos são postadas, comentadas, candidatos parabenizados, intrigas sugeridas, enfim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário