Vídeos e textos


Abaixo seguem alguns trabalhos e pesquisas que falam ou dialogam com a temática da pegação e das sexualidades dissidentes no Brasil e em outros contextos. Basta clicar nos títulos para ter acesso aos textos

* "Fazer banheirão": as dinâmicas de interação homoerótica nos sanitários públicos da estação da Lapa e adjacências - Dissertação do Tedson Souza da Universidade Federal da Bahia sobre as práticas de pegação na região da Lapa, em Salvador.

* Banheiros Públicos: os bastidores das práticas sexuais - dissertação de mestrado em Ciências do Francisco Sales da Costa Neto, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

* A Organização da Transgressão em espaços de pegação masculina: três relatos etnográficos - artigo do Verlan Valle Gaspar Neto publicado na revista Antropolítica. 

* Cinefilia & Gueto: notas sobre uma (auto)etnografia em um cinemão paulistano - trabalho do Eros Sester da USP apresentado durante o evento Enlaçando Sexualidades, realizado em Salvador em 2013. 

* Em São Paulo a gente nunca sabe se é neblina ou poluição - notas  (auto)etnográficas em um cinemão paulistano - mais um trabalho do Eros Sester sobre etnografia da pegação no Cinema República.

* Tatuapé dissidente: notas críticas sobre curta experiência etnográfica envolvendo práticas "sexodiversas" em um bairro fora do gueto - trabalho do Eros Sester publicado nos anais do Encontro Nacional Universitário sobre Diversidade Sexual de 2012.

* Preto e Pobre, duplamente marginal: etnografando homens no contexto da pegação em João Pessoa, Paraíba - trabalho apresentado no CESO UFRN de 2012 apresentando os primeiros resultados de uma pesquisa realizada sobre pegação nos banheiros públicos de João Pessoa.

* De Corpo Aberto: notas etnográficas sobre territórios de pegação em João Pessoa - banner apresentado durante a IV Reunião Equatorial de Antropologia apresentando algumas considerações sobre as performances de gênero entre homens nos pontos de pegação em João Pessoa

Viado não, canibal: masculinidade, sexualidade e produção de cidade na experiência do homoerotismo em João Pessoa, PB  artigo publicado na Revista Latinoamericana de geografia e Gênero discutindo formas de ocupação da cidade e modelos identitários de homens que apesar de manterem relações com outros, não se identificam como homossexuais.

Corpo aberto, rua sem saída: cartografia da pegação em João Pessoa  artigo publicado na Revista Sexualidade, Saúde e Sociedade do Centro de Referência em Sexualidade e Direitos Humanos (CLAM)

* À Meia Luz: uma etnografia imprópria em clubes de sexo masculinos - tese do Camilo de Albuquerque Braz sobre o universo dos clubes de sexo em São Paulo.




Trailler do curta-metragem "Canibales" do cineasta argeitno Juan Carillo sobre o "yiro", como os hermanos chamam a pegação na região de Buenos Aires


Fragmento do filme "Cruising", um filme de mistério e assassinato estreado por Al Pacino na década de 1980. No fragmento o personagem principal em busca do responsável pelo assassinato de um homossexual conhece o universo dos sexclubs.

Trailler do filme "Adults Only" (Apenas para Adultos), mostrando alguns fragmentos do universo americano da pegação.




* SERTÃO - Núcleo de Estudos e Pesquias em Gênero e Sexualidade SER-TÃO da Universidade Federal da Goiás

* Política do CUS - página do CUS - página do grupo de pesquisa Cultura e Sexualidade, da UFBA.

* IBahia - página dedicada à discussões sobre sexualidade de um ponto de vista pouco ortodoxo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário