Conheça o Projeto

Olá, a todos e todas que têm acesso a este blog. Meu nome é Thiago Oliveira, sou bacharel em Tradução pela Universidade Federal da Paraíba, mas desde meados de 2010 venho atuando no campo da antropologia social, desenvolvendo pesquisas e projetos de extensão na área de estudos de gênero e sexualidade.

A construção desta página, bem como as discussões aqui desenvolvidas estão vinculadas à minha pesquisa de iniciação científica e ao  meu projeto de mestrado, ambos desenvolvidos no âmbito da Universidade Federal da Paraíba e no campo da antropologia. A primeira pesquisa estava encaixada dentro do projeto "Poéticas e Políticas da Sexualidade" e era orientado pela professora Silvana de Souza Nascimento, atualmente docente na USP (Universidade do Estado de São Paulo), e tinha como propósito pensar a constituição de espaços de sociabilidade em João Pessoa que se articulavam com a história do movimento LGBT na Paraíba. Ainda durante essa pesquisa, tive a oportunidade de fazer parte do programa de extensão Diversidade Sexual e Direitos Humanos na Paraíba, financiado pelo MEC e que se propunha a pensar novas formas de articulação entre universidade, sociedade civil e movimentos sociais no campo dos direitos sexuais e fortalecimento de grupos LGBTs na Paraíba. Foi durante este período, no início de 2012 que iniciei a desenvolver a primeira pesquisa, apresentada anteriormente. Ela iniciou-se com uma experiência etnográfica que tinha como objetivo pesquisar banheiros públicos como espaços de sociabilidade na cidade de João Pessoa. Com o passar do tempo pude expandir esta pesquisa, que se transformou primeiro na minha iniciação científica, e posteriormente em meu projeto de mestrado em Antropologia. 

Meu propósito agora é pensar as relações entre homens, masculinidades e a construção de territórios a partir da experiência da pegação. Nesse sentido, a função desse blog é reunir algumas reflexões e impressões sobre esta temática, bem como estabelecer um espaço de diálogo que se junta  a um grupo online no Facebook organizado por mim. Esclareço que as informações e intervenções postadas aqui não serão respeitadas sob o princípio do sigilo absoluto, afim de preservar a identificação de cada uma das pessoas com as quais venho tendo contato durante a construção da pesquisa. Sendo assim, sintam-se a vontade para explorar, contribuir, fazer críticas, enfim.


Quaisquer questões, perguntas ou sugestões, também posso ser contactado pelo e-mail petraios@hotmail.com 

Mais uma vez, sejam bem vindos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário